logo ck 1

pt

es

Equipa e Colaboradores

Cristina Basto

Direção Artística

Doutoranda em Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea na Universidade de Vigo.
Pós – graduada em Estética e Filosofia da Arte pelo departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Plano de Estudos Completos em Pintura e Desenho no Ar.Co. Bolseira da Fundação Ciência e Tecnologia / Praxis XXI, no âmbito da investigação da tese de mestrado em História da Arte Contemporânea, sobre o tema das Contaminações Artísticas, na FCSH da Universidade Nova.
Bolseira do governo holandês, no âmbito da formação em cenografia, na Gerritt Rietveld Academie em Amsterdão.
Prémio Fidelidade Jovens Pintores em 1987 e Menções Honrosas nos concursos Almada Negreiros / SEC e Clube Português de Artes e Ideias.
Subsidiada pela SEC em 1989 no âmbito dos apoios à realização da 1º exposição individual e pelo IPJ no mesmo ano para a realização do projecto multimédia “Vertentes do Olhar”. Em 1994 desenvolveu em conjunto com
João Lucas, Ricardo Rezende e João Paulo Xavier a vídeo-instalação Água ( Galeria Monumental, Lx. ).
Como cenógrafa participou nas peças Inox Take 5, de José Pedro Gomes, Branca de Neve e os Cinco Anões, de José Pinto Correia, Salazar, Deus, Pátria, de Maria do Céu Ricardo, Os Papões, A Menina e o Cão e Branca- Flor de Pedro Wilson, A Aventura de Ulisses de António Feio, e na coreografia Com a Morte Me Enganas de Francisco Camacho.
Desde 1999 que vem trabalhando na criação, desenvolvimento e coordenação do projecto Cultural Kids / Programas Culturais dos 0 aos 16, que visa promover uma visão integrada das diferentes expressões artísticas.
A primeira iniciativa integrada neste projeto teve lugar em 2000, com a estreia da peça Os Papões, A Menina e o Cão ( apoio MC/IPAE ).
Em 2001 no âmbito da apresentação do projeto Branca-Flor foi co-autora do livro O Meu Primeiro Livro sobre Arte Nova, bem como da exposição sobre o mesmo tema que acompanha as representações da peça. Em 2002
desenvolveu o projeto A Aventura de Ulisses, espetáculo, livro de atividades pedagógicas e exposição, quer enquanto responsável pela direção artística da Cultural Kids, quer como cenógrafa e figurinista.
Integra como directora artística a equipa da Cultural Kids – Programas Culturais dos 0 aos 16.

 

João Paulo Xavier

Direção Técnica

Licenciado em Arquitetura.
Pós-graduado em Light Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Foi autor do projeto de arquitetura cénica do novo Teatro Constantino Nery em Matosinhos.
Foi Diretor Técnico do Festival PoNTI / TNSJ, em 1999 e 2001.
Exerceu as mesmas funções nos festivais Danças na Cidade e Mergulho no Futuro / Expo 98.
Realizou a pedido da Porto 2001 um estudo de avaliação das principais salas de espetáculo da cidade do Porto.
Foi Diretor Técnico da Companhia Nacional de Bailado entre 2002 e 2005.
Coordenou a recuperação técnica do Teatro Viriato e do Auditório Carlos Paredes.
Como desenhador de luz trabalhou com Ricardo Pais, António Pires, António Feio, Maria Emília Correia, José Pedro Gomes, João Lagarto, Nuno Carinhas, Paulo Filipe Monteiro, Fernanda Lapa, etc.
Para dança criou desenhos de luz para os coreógrafos Vera Mantero, Francisco Camacho, Paulo Ribeiro, João Fiadeiro e Madalena Victorino, entre outros.
Desde 1989 que desenvolve co-autorias nas áreas das artes plásticas e video-arte.
Integra como diretor técnico a equipa da Cultural Kids – Programas Culturais dos 0 aos 16.

 

Sílvia Alvarez

Coordenação Pedagógica

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas em São Paulo.
Trabalhou em Educação pela Arte em diversos domínios, nomeadamente ao nível da investigação, elaboração , coordenação e aplicação de atividades culturais destinadas a um público infantil.
Em 1994 transfere-se para Lisboa onde passa a dedicar-se à investigação académica na área da história da arte contemporânea, tendo sido bolseira da Praxis XXII.
Actualmente prepara dissertação final do Mestrado de História da Arte, da CSH da Universidade Nova, sobre a Bienal de São Paulo.
No âmbito da apresentação do projeto Branca-Flor foi co-autora do livro O Meu Primeiro Livro sobre Arte Nova, bem como da exposição sobre o mesmo tema que acompanha as apresentações do espetáculo.
No âmbito da apresentação do projecto A Aventura de Ulisses foi co-autora do livro O Meu Primeiro Livro Sobre Arte da Grécia Antiga, bem como da exposição A Arte Grega que acompanha as apresentações do espectáculo.
Desde 2000 que integra a equipa da Cultural Kids – Programas Culturais dos 0 aos 16, onde é responsável pela coordenação pedagógica dos projetos.

Contatos

Telemóvel
919 193 335
919 789 056

Telefone
213 426 374

E-Mail:
culturalkids@culturalkids.com.pt

Web:
www.culturalkids.com.pt

Como nos Encontrar

Horário
00.00H/24.00H
2ªFeira a Domingo

Direção
Rua Eduardo Coelho
42 - 3º
1200-168 Lisboa

ptes