logo ck 1

pt

es

Historial

1999

Começa a germinar informalmente a ideia de trabalhar para um público infantil de uma forma menos sectorizada. Há a convicção de que alguns setores da produção artística do homem, não são acessíveis a um público jovem que quer mexer, cheirar, sentir, falar, intervir. Todos concordamos na dificuldade que constituí uma ida a um museu com crianças pequenas, em que à atração irresistível que emana de uma pintura responde quase sempre uma mão castradora ou shiu! intimidatório. Uma ida ao teatro é a outra face da moeda. Os míudos encantam-se, participam, interagem. Há então um meio propício à aventura do conhecimento. O teatro é sem dúvida esse lugar de eleição.
Uma solução começa a esboçar-se: trazer para a esfera teatral as outras artes.

 

2000

Em 2000 a Cultural Kids – Programas Culturais dos 0 aos 16 iniciou a sua atividade com o projeto piloto Os Papões, A Menina e o Cão, uma história criada a partir de gravuras de Paula Rego e encenada por Pedro Wilson.

 

2001

Com o mesmo encenador, a Cultural Kids apresentou Branca- Flor, O Diabo, O Príncipe e A Bruxa, a partir de um conto de Ana de Castro Osório na reabertura do Teatro Nacional D. Maria II.

 

2002

Também nesse teatro nacional estreia em co-produção com o TND Maria II e TNS João A Aventura de Ulisses, uma adaptação da Odisseia de Homero, com encenação de António Feio, espetáculo que desde então se mantém em cena.

 

2003

Chegado o ano de 2003 é a vez da adaptação de O Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro, desta vez com encenação de António Pires e co-produção e estreia no Teatro S. Luiz. Nesse mesmo ano é criado o espetáculo Victória Descobre o Jardim para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, no âmbito da Coimbra Capital da Cultura.

 

2004

Em 2004 a adaptação de Os Lusíadas leva-nos a desenvolver cooperações com Cabo Verde e Moçambique e é criado o projecto Os Lusíadas Rumo ao Oriente em co-produção com o TND Maria II e o apoio especial do TNS João e do Instituto Camões.

 

2005

Estreia em Lisboa e Porto o projecto Os Lusíadas Rumo ao Oriente.

 

2006 e 2007

A Cultural Kids repõe os espetáculos produzidos levando-os a milhares de alunos em todo o país.

 

2008

A Cultural Kids arranca com uma nova produção para a comemoração dos 10 anos de actividade.

 

2009

Pré-produção, produção e montagem do novo projecto a estrear em 2010 Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente com encenação de António Feio.

 

2010

A Cultural Kids comemora 10 anos de atividade e estreia o projeto global Auto da Barca do Inferno, Espetáculo de Teatro, Visita Virtual ao Mundo do Teatro e CD-Rom de Atividades Padagógicas.

Para encenar este espetáculo foi convidado o encenador António Feio. A adaptação dramatúrgica do texto é de Patrícia Castanheira, a música de Alexandre Manaia.

Todos estes Projectos Globais se destinam preferencialmente a público escolar e incluem sempre materiais complementares que são oferecidos às escolas como forma de extensão de actividades pedagógicas.

Todos estes projetos foram apresentados em Lisboa e no Porto contando para tal com os seguintes apoios: Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de S. João, Teatro Municipal Maria Matos, Teatro Municipal São Luiz, Centro Cultural Olga de Cadaval, Teatro Viriato, Teatro Municipal Rivoli, Teatro do Campo Alegre, Fundação Ciência e Desenvolvimento, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Lisboa e Instituto Camões entre outros.

 

 

Contatos

Telemóvel
919 193 335
919 789 056

Telefone
213 426 374

E-Mail:
culturalkids@culturalkids.com.pt

Web:
www.culturalkids.com.pt

Como nos Encontrar

Horário
00.00H/24.00H
2ªFeira a Domingo

Direção
Rua Eduardo Coelho
42 - 3º
1200-168 Lisboa

ptes