Projeto
A Cultural kids – Programas Culturais dos 0 aos 16, dedica-se a conceber programas culturais para um público entre os 0 e os 16 anos, desenhando projetos globais assentes numa perspetiva artística e metodológica de interdisciplinariedade.
Principio Geral
Formalmente constituída em 2001, a Cultural Kids- Programas Culturais dos 0 aos 16 tem na base da sua formação um grupo de pessoas ligadas à criação e produção de bens culturais.
A experiência diversificada adquirida por este grupo ao longo dos anos tornou clara a convicção da mais-valia criativa e artística que resulta do cruzamento de práticas e saberes.
Trata-se claramente da assunção do princípio geral da contaminação artística e cultural que marca toda a produção cultural do século XX.
Em termos operativos pretende-se aplicar uma estratégia de contaminações transversais e não cumulativas que resultem da intercepção entre literatura, artes plásticas, teatro, cinema, etc.
Objetivos Gerais
- Proporcionar uma visão mais integrada das diversas expressões artísticas, de modo a desenvolver nos mais novos uma sensibilidade estética global.
- Incrementar de forma integrada a aproximação dos mais novos às diferentes expressões artísticas.
- Criar e desenvolver projetos de raíz que façam uso de metodologias criativas e operatórias inovadoras e que visem um público-alvo com característica bem definidas ( crianças e jovens entre os 0 e os 16 anos ) e susceptível de ser atraído pelas novas dimensões propostas, desenvolvendo assim uma nova fidelização.
- Trabalhar projetos globais, dentro do quadro da educação pela arte e da comunicação educacional multimédia, sempre tendo em vista uma pedagogia de oportunidade e tendo em conta os conteúdos programáticos dos planos curriculares dos ensinos básico e pré-escolar.
- Desenhar projectos que se prolonguem para além do espaço físico da sua apresentação, através da criação de atividades de extensão.
- Realizar este trabalho de forma estruturada no tempo e na contribuição reflexiva do público-alvo e agentes da cultura e educação.
- Integrar interativamente os diversos participantes do processo criativo e técnico no desenvolvimento de cada um dos projetos como forma de garantir a consistência formal e técnica do resultado final.
- Desenvolver um sistema de incentivos e fidelização com vista à criação de novos públicos.
- Minimizar as desigualdades no acesso aos bens culturais através duma estratégia de divulgação e promoção que favoreçam a garantia de um preço mínimo de participação.
- Encontrar patrocinadores que pelas suas características venham a complementar as iniciativas apoiadas.
- Garantir condições técnicas que permitam a itinerância dos projetos.